Arquivo do blog

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

IIª NOITE LITERÁRIA LANÇA LIVRO DE POESIAS DE ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO



Na noite da última quarta, dia 5 (Dia Nacional da Cultura), dentro da semana de comemorações do 51º aniversário de emancipação político-administrativa de Antônio Carlos,  aconteceu a IIª Noite Literária. A edição deste ano teve como foco o lançamento do livro de poesias O LUGAR ONDE VIVO - POEMAS DA INFÂNCIA, do Projeto Pequenos Escritores, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Capa do livro
O Projeto Pequenos Escritores, que envolveu em torno de 200 crianças, nasceu a partir de atividades realizadas com os alunos dos 5º anos para a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Estes alunos foram estimulados a escrever poesias com a temática “O lugar onde vivo” e cada poesia foi ilustrada pelos alunos dos 4º anos. Deste trabalho resultaram belíssimas obras retratando nossa cidade pelo olhar poético de nossas crianças.

Professor Altamiro Antônio Kretzer, Secretário Municipal de Educação e Cultura, faz a abertura da IIª Noite Literária
Participaram deste projeto, produzindo as poesias, os alunos dos 5º anos da EM Dom Afonso Niehues, do NEM Profª. Verônica Guesser Pauli e do NEM Pe. Alfredo Junkes. Na produção das ilustrações participaram os alunos dos 4º anos da EM D. Afonso Niehues, do NEM Profª. Xênia Goedert Kremer, do NEM Pe. Alfredo Junkes e da EM de Vila Doze.


 O município de Antônio Carlos é, segundo o saudoso professor Lauro Junkes, “o município catarinense de maior representatividade na Academia Catarinense de Letras (...)”. Ainda segundo Lauro Junkes, “se a Academia se compõe de 40 membros, em percentual de população, não há nenhum município que se aproxime da representatividade de Antônio Carlos”.

Isto porque nossa cidade ofereceu, até o momento, quatro imortais para a Academia Catarinense de Letras: o próprio Lauro Junkes, Pe. Raulino Reitz, Evaldo Pauli e Pe. José Artulino Besen. Esta situação é fruto, entre outras razões, da importância que sempre se deu à educação na história de nosso povo.Realidade herdada, por exemplo, desde os tempos das antigas escolas paroquiais que eram mantidas pelos próprios colonos que se cotizavam para pagar o professor que ensinaria a seus filhos as primeiras letras.

Segundo o Secretário Municipal de Educação e Cultura, professor Altamiro Antônio Kretzer, "oferecer esta oportunidade a nossos alunos, de serem autores de seu primeiro livro, é estimular a continuidade desta tradição de nossa cidade em oferecer aos catarinenses e ao Brasil grandes escritores". 

"Como diz o escritor Ziraldo, 'o importante é motivar a criança para a leitura, para a aventura de ler'. Neste sentido, o Projeto Pequenos Escritores, iniciado neste ano pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, tem, entre outros objetivos, o desejo de estimular nossos alunos a viajarem pelo maravilhoso mundo da escrita e da leitura, além de ser um incentivo para que estes nossos pequenos escritores de hoje sejam nossos grandes escritores do amanhã", afirma ainda o Secretário Municipal de Educação e Cultura.

Nossos mais sinceros agradecimentos a todos os alunos que nos presenteiam com estas belas poesias e com estas criativas ilustrações. Agradecemos também a todos os professores diretamente envolvidos com esta ação: Helena Scherer, Fabrícia Andreza Amorim Hoffmann, Berenice Terezinha Muller Richartz, João Protásio Pauli, Madelaine Guerra Koch, Nilzete Decker Koch, Verônika Pauzer e Luana Kremer.

SESSÃO DE AUTÓGRAFOS
Autoridades presentes, vereadores e secretários, foram contemplados com o livro de poesias. Além disto, cada aluno e cada professor envolvido no Projeto também recebeu um volume do livro O LUGAR ONDE VIVO e, ao final da Noite Literária, houve ainda uma sessão de autógrafos, onde os pequenos poetas e ilustradores puderam autografar os livros para o público presente.

Veja abaixo mais algumas imagens do evento:
















Nenhum comentário:

Postar um comentário